segunda-feira, 21 de setembro de 2009



Esta semana vamos falar sobre blogs neste blog, em especial sobre o uso dos blogs como ferramenta de marketing digital pelas empresas, seja para atrair clientes, seja para consolidar relacionamentos ou reforçar marca.

Para começar, um texto de Maristela Alves que “colei” do JumpExec (www.jumpexec.com.br), cujo título é “Estratégias para blogs corporativos”. Como sempre falo, ainda não existe – e talvez nunca existirá – uma “receita de bolo” que garanta o sucesso de um blog.

Entretanto, já há milhares de casos bem sucedidos de uso de blogs por empresas, organizações sem fins lucrativos e profissionais liberais. Acho que não podemos ficar de fora desse mundo, e a melhor maneira de começar a entendê-lo é visitar um bocado de blogs e sentir como eles funcionam. E, por favor, não vá fazer propaganda neles...

Vamos, então, ao texto que peguei no JumpExec:

Estratégias para blogs corporativos

Não é só no Brasil que os blogs corporativos parecem ser a grande vedete do mundo digital neste ano. O mesmo está acontecendo nos Estados Unidos, e muitos já começam a pensar em quais seriam os princípios básicos a serem seguidos para garantir bons resultados nestas iniciativas, que ainda provocam questionamentos e muitas dúvidas em muitos profissionais.

Se no Brasil já existem iniciativas como a BlogContent, capitaneada por blogueiros influentes como Edney Souza e Alexandre Inagaki , que se propõem a orientar empresas sobre como desenvolver estratégias para seus blogs, nos Estados Unidos muitos blogueiros já começam a pensar em "melhores práticas" para as iniciativas corporativas.

Chris Baggot, fundador da Compedium Blogware, acredita que o conceito de blog corporativo como uma ferramenta eficaz e geradora de negócios para a empresa está apenas começando. Ele desenvolveu dez "mandamentos" para as boas práticas do blog corporativo, mas alerta que esta lista está longe de ser definitiva, e completa: "Ainda veremos muita inovação, beneficios e até mesmo muitos erros dentro deste mercado - as empresas ainda precisam aprender muito sobre o assunto".

Basicamente, os dez mandamentos do blog corporativo seriam:

Retorno do investimento baseado na otimização de sites (SEO).

A busca orgânica se tornou um canal importante na aquisição de novos consumidores. Portanto, os blogs são excelentes instrumentos para se conseguir bons posicionamentos nas páginas de resultados das palavras-chave relacionadas aos negócios da empresa. Por isso, investir nestas palavras e fazer um trabalho de otimização do blog é fundamental para colher bons resultados.

Estimular e divulgar blogs de colaboradores.

Para dinamizar ainda mais a estratégia de otimização, que facilita a vida dos buscadores quanto estes procuram por conteúdo relevante, é necessário que a empresa tenha uma grande variedade de palavras-chave, tópicos relacionados e temas correlatos. Uma maneira eficaz de conseguir esta visibildiade é estimular a criação de blogs de colaboradores - afinal, quanto mais conteúdo especializado e de qualidade, tanto melhor.

A questão do controle.

Um item polêmico, mas que deve ser tratado com seriedade. Embora a "perda de controle" sobre a marca seja um risco, o conteúdo do próprio blog corporativo deve tentar manter este controle nas mãos da empresa. Procurar balancear liberdade de expressão com o controle é item obrigatório nas estratégias de blogs corporativos.

Estabelecer objetivos de conversão.

Muitas empresas possuem metas de conversão para seus sites, que devem ser as mesmas para seus blogs. Para estimular a audiência e fazer dos blogs um canal efetivo de comunicação e de negócios, promover conteúdo de qualidade e constantemente atualizado, uma linguagem leve e que estimule a interação e uma navegação agradável e simples são características que certamente poderão ajudar a alcançar estas metas.

Volte-se para a mídia social.

Um blog é uma maneira bastante eficaz de trazer "humanidade" a uma marca. Tornar seu blog uma entidade que promova uma interação social faz com que seus clientes enxerguem que, por trás de uma marca, existem seres humanos que despertam confiança ou uma gama de outros sentimentos ou sensações. Portanto, é interessante construir uma identidade social para seu blog corporativo.

Qualquer empresa pode ter um blog.

A tecnologia disponível permite que qualquer empresa tenha um blog, que pode ser muito fácil de montar, fácil de usar e até mesmo dispensa a necessidade de uma assistência de profissionais de tecnologia. Claro que, se houver recursos para desenvolver plataformas próprias, tanto melhor. Mas não pense que o barato tenha que ser feio, ou ineficaz. Utilize sua ferramenta no máximo de sua capacidade, não importa o quão simples seja.

Relevância local.

Você pode ter uma idéia clara dos locais onde seu blog é mais lido, e por isto o blog se torna um instrumento interessante para que empresas de todos os tamanhos saibam como "agir localmente". Quanto mais direcionado o conteúdo, mais relevância local e melhores resultados.

Aposte na quantidade de conteúdo.

Qualidade é importante, mas quantidade também. Você pode ser focado, mas todo assunto tem diversas nuances que podem e devem ser exploradas no seu blog. Não se pode dizer que é uma estratégia de "franco atirador", mas sim fornecer variações de conteúdo que podem atingir ao maior número possível de pessoas.

Use e abuse de mídias.

Utilize recursos de áudio e vídeo em seu blog. Um podcast ou mesmo um vídeo hospedado no YouTube não pesam no orçamento e tornam seu blog ainda mais atraente e dinâmico.

Informação mais importante do que o autor.

Um blog tem um conceito ligeiramente diferente do jornalismo: a informação oferecida é mais importante do que a identidade de quem escreve. Claro que a mensagem de um CEO tem um peso a ser considerado, mas se o blog tem informação que atenda a uma variedade de necessidades, talvez seja mais interessante para o público ler postagens do diretor de marketing ou do ombudsman, por exemplo.

Fonte: Esta semana vamos falar sobre blogs neste blog, em especial sobre o uso dos blogs como ferramenta de marketing digital pelas empresas, seja para atrair clientes, seja para consolidar relacionamentos ou reforçar marca.

Para começar, um texto de Maristela Alves que “colei” do JumpExec (www.jumpexec.com.br), cujo título é “Estratégias para blogs corporativos”. Como sempre falo, ainda não existe – e talvez nunca existirá – uma “receita de bolo” que garanta o sucesso de um blog.

Entretanto, já há milhares de casos bem sucedidos de uso de blogs por empresas, organizações sem fins lucrativos e profissionais liberais. Acho que não podemos ficar de fora desse mundo, e a melhor maneira de começar a entendê-lo é visitar um bocado de blogs e sentir como eles funcionam. E, por favor, não vá fazer propaganda neles...

Vamos, então, ao texto que peguei no JumpExec:

Estratégias para blogs corporativos

Não é só no Brasil que os blogs corporativos parecem ser a grande vedete do mundo digital neste ano. O mesmo está acontecendo nos Estados Unidos, e muitos já começam a pensar em quais seriam os princípios básicos a serem seguidos para garantir bons resultados nestas iniciativas, que ainda provocam questionamentos e muitas dúvidas em muitos profissionais.

Se no Brasil já existem iniciativas como a BlogContent, capitaneada por blogueiros influentes como Edney Souza e Alexandre Inagaki , que se propõem a orientar empresas sobre como desenvolver estratégias para seus blogs, nos Estados Unidos muitos blogueiros já começam a pensar em "melhores práticas" para as iniciativas corporativas.

Chris Baggot, fundador da Compedium Blogware, acredita que o conceito de blog corporativo como uma ferramenta eficaz e geradora de negócios para a empresa está apenas começando. Ele desenvolveu dez "mandamentos" para as boas práticas do blog corporativo, mas alerta que esta lista está longe de ser definitiva, e completa: "Ainda veremos muita inovação, beneficios e até mesmo muitos erros dentro deste mercado - as empresas ainda precisam aprender muito sobre o assunto".

Basicamente, os dez mandamentos do blog corporativo seriam:

Retorno do investimento baseado na otimização de sites (SEO).

A busca orgânica se tornou um canal importante na aquisição de novos consumidores. Portanto, os blogs são excelentes instrumentos para se conseguir bons posicionamentos nas páginas de resultados das palavras-chave relacionadas aos negócios da empresa. Por isso, investir nestas palavras e fazer um trabalho de otimização do blog é fundamental para colher bons resultados.

Estimular e divulgar blogs de colaboradores.

Para dinamizar ainda mais a estratégia de otimização, que facilita a vida dos buscadores quanto estes procuram por conteúdo relevante, é necessário que a empresa tenha uma grande variedade de palavras-chave, tópicos relacionados e temas correlatos. Uma maneira eficaz de conseguir esta visibildiade é estimular a criação de blogs de colaboradores - afinal, quanto mais conteúdo especializado e de qualidade, tanto melhor.

A questão do controle.

Um item polêmico, mas que deve ser tratado com seriedade. Embora a "perda de controle" sobre a marca seja um risco, o conteúdo do próprio blog corporativo deve tentar manter este controle nas mãos da empresa. Procurar balancear liberdade de expressão com o controle é item obrigatório nas estratégias de blogs corporativos.

Estabelecer objetivos de conversão.

Muitas empresas possuem metas de conversão para seus sites, que devem ser as mesmas para seus blogs. Para estimular a audiência e fazer dos blogs um canal efetivo de comunicação e de negócios, promover conteúdo de qualidade e constantemente atualizado, uma linguagem leve e que estimule a interação e uma navegação agradável e simples são características que certamente poderão ajudar a alcançar estas metas.

Volte-se para a mídia social.

Um blog é uma maneira bastante eficaz de trazer "humanidade" a uma marca. Tornar seu blog uma entidade que promova uma interação social faz com que seus clientes enxerguem que, por trás de uma marca, existem seres humanos que despertam confiança ou uma gama de outros sentimentos ou sensações. Portanto, é interessante construir uma identidade social para seu blog corporativo.

Qualquer empresa pode ter um blog.

A tecnologia disponível permite que qualquer empresa tenha um blog, que pode ser muito fácil de montar, fácil de usar e até mesmo dispensa a necessidade de uma assistência de profissionais de tecnologia. Claro que, se houver recursos para desenvolver plataformas próprias, tanto melhor. Mas não pense que o barato tenha que ser feio, ou ineficaz. Utilize sua ferramenta no máximo de sua capacidade, não importa o quão simples seja.

Relevância local.

Você pode ter uma idéia clara dos locais onde seu blog é mais lido, e por isto o blog se torna um instrumento interessante para que empresas de todos os tamanhos saibam como "agir localmente". Quanto mais direcionado o conteúdo, mais relevância local e melhores resultados.

Aposte na quantidade de conteúdo.

Qualidade é importante, mas quantidade também. Você pode ser focado, mas todo assunto tem diversas nuances que podem e devem ser exploradas no seu blog. Não se pode dizer que é uma estratégia de "franco atirador", mas sim fornecer variações de conteúdo que podem atingir ao maior número possível de pessoas.

Use e abuse de mídias.

Utilize recursos de áudio e vídeo em seu blog. Um podcast ou mesmo um vídeo hospedado no YouTube não pesam no orçamento e tornam seu blog ainda mais atraente e dinâmico.

Informação mais importante do que o autor.

Um blog tem um conceito ligeiramente diferente do jornalismo: a informação oferecida é mais importante do que a identidade de quem escreve. Claro que a mensagem de um CEO tem um peso a ser considerado, mas se o blog tem informação que atenda a uma variedade de necessidades, talvez seja mais interessante para o público ler postagens do diretor de marketing ou do ombudsman, por exemplo.

Fonte: www.jumpexec.com.br

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